A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) aponta avanços em políticas públicas com o fim do Plano Verão coordenado pela Defesa Civil, que durou de 01 de dezembro de 2019 a 31 de março de 2020. Utilizando a média do volume de chuvas no município nos últimos cinco anos, eram esperados 1.265,4mm de chuvas para os quatro meses, mas, apesar do alto volume de chuvas em fevereiro, o volume total ficou apenas 6,5% acima do esperado, totalizando 1.423mm. Devido às ações preventivas da Prefeitura de Sorocaba, os números apontam uma redução de atendimentos dos últimos cinco anos, nestes quatros meses foram 506 atendimentos realizados pela Defesa Civil.
No período do Plano Verão, a Defesa Civil registrou um total de 1.423 mm de chuvas. Os registros apontam que em dezembro foram 355,4 mm; em janeiro 312,3 mm; em fevereiro 518,5 mm e em março 237,0 mm. Anualmente, a Defesa Civil realiza o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) visando minimizar desastres durante o período de maior incidência de chuva no município. Esta iniciativa tem como objetivo proteger a população contra os transtornos causados pelas chuvas nessa época do ano.
A Prefeitura de Sorocaba por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil trabalha nas ações preventivas para redução da quantidade de famílias atingidas por eventos naturais. Se comparado com os últimos cinco anos, neste ano foi registrado o menor número de atendimentos. Foram 506 atendimentos realizados pela Defesa Civil neste período. Conforme a Sesu, a redução é resultado de políticas pública bem coordenadas no município.
O PPDC faz a articulação do Sistema Estadual de Defesa Civil com o município de modo a que se possa enfrentar da melhor forma possível as situações adversas que ocorrem nesse período, exigindo a prontidão e o acompanhando das previsões meteorológicas e do volume de chuvas na cidade. Esse trabalho tem por objetivo principal a proteção à vida e prevenção de ocorrências que possam causar prejuízos socioeconômicos à população.
Além disso, conforme a Sesu o PPDC serve de instrumento para atender às áreas atingidas com procedimentos adequados a cada situação de risco, visto que deixa pré-definidas as atribuições de cada secretaria caso ocorra algum evento desastroso de maiores proporções. Durante esse período ocorre, também, a intensificação de vistorias preventivas em áreas de risco cadastradas pela Defesa Civil. São áreas que possuem características propensas a alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
The post Plano Verão registra 6,5% de chuvas acima do esperado em Sorocaba appeared first on Jornal Z Norte - A Voz da Zona Norte!.
from Jornal Z Norte – A Voz da Zona Norte! https://ift.tt/2xeA922
via IFTTT