Como divulgado anteriormente, o ‘Dia D’ do Mutirão da Saúde estimava realizar um total de 4.375 atendimentos. A ação aconteceu no último sábado (3) e acabou superando o número estimado alcançando 4.452 atendimentos. Os serviços da Secretaria da Saúde de Sorocaba foram efetuados nas 32 Unidades Básicas de Saúde, Policlínica Municipal “Edward Maluf”, ônibus Azul e Rosa, Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além dos hospitais GPACI, Santa Lucinda e Santa Casa.
Apesar do fato positivo em superar o número de atendimentos estimados, a Policlínica teve 275 faltas dos 1.093 agendamentos, ou seja, 25,16% de absenteísmo. Já nas UBSs, mesmo com faltas foi possível realizar encaixes de livre demanda, através do intenso trabalho dos funcionários em realizarem busca ativa de pacientes pelas comunidades. As 32 UBSs somaram 3.248 atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e multiprofissionais. Os ônibus Azul e Rosa atenderam 56 pacientes das 7h às 17h.
O SAME/CTA, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, funcionou das 7h às 17h e efetuou 117 atendimentos. No hospital GPACI, pacientes já agendados que aguardavam na fila de espera passaram por exames e cirurgias. Foram realizados 159 exames entre raio-x, ultrassom, tomografia, ecocardiograma, além de seis cirurgias infantis. Houve 24 faltas na marcação desses exames. Já na Santa Casa foram agendadas 20 avaliações ortopédicas e apenas três pacientes faltaram. O Hospital Santa Lucinda agendou 26 pacientes para qualificação ginecológica, houve duas faltas e ocorreram sete cirurgias sem faltosos.
Para a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, essa superação demonstra o comprometimento das equipes da Secretaria da Saúde. “Conferi de perto os trabalhos desse mutirão e comprovei o entusiamo dos servidores em oferecer uma assistência de qualidade. Vamos buscar melhorar nossa estrutura, pois qualificação profissional esses funcionários possuem”, ressalta.
A secretária da Saúde, Kely Schettini, também pontuou os esforços para realizar o mutirão. “Tivemos um forte planejamento, engajamento e entrosamento, para que o mutirão se tornasse realidade. Estou muito feliz com o resultado e vamos nos esforçar para realizar mais ações como essas que beneficiam toda população SUS dependente e muda a história da saúde na cidade”, explica.
The post ‘Dia D’ do Mutirão da Saúde supera estimativa e atinge 4.452 atendimentos appeared first on Jornal Z Norte - A Voz da Zona Norte!.
from Jornal Z Norte – A Voz da Zona Norte! https://ift.tt/2yKU8Ti
via IFTTT