CEU das Artes atrai centenas de pessoas por mês com programação e serviços gratuitos - Jornal Sorocabano

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, localizado na rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras, é um espaço que reúne centenas de pessoas mensalmente com uma programação gratuita, com atividade esportivas, culturais e de lazer, além de atendimentos socioassistenciais realizados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Secultur), Igualdade e Assistência Social (Sias) e Esportes e Lazer (Semes), o espaço visa promover a cidadania num território de vulnerabilidade social do município, buscando a integração das políticas nacional, estadual e municipal de cultura, esporte, assistência social, justiça e trabalho.

Com uma área de sete mil metros quadrados, além do Cras, a unidade conta com salas de atividades/multiuso; biblioteca com telecentro (Centro de Inclusão Digital); cineteatro com 130 lugares; e Praça de Esportes com pista de skate, quadra poliesportiva, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

Em setembro deste ano, 706 pessoas participaram de atividades ligadas à cultura na biblioteca da unidade, seja com empréstimo de livros, uso do telecentro, leitura no local, jogos e desenhos. Além disso, 1.135 alunos utilizaram espaços e oficinas esportivas do CEU das Artes. É importante destacar que grande parte das atividades desenvolvidas no espaço é realizada com a participação de voluntários do Programa Sorocaba Voluntária.

Já na área de assistência social, foram 612 acolhimentos realizados, sendo 200 iniciais (que nunca acessaram o serviço), 143 no Cadastro Único (atualização e inicial), cujo a busca maior é para o benefício do Bolsa Família e/ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O Cras também realizou um total de 66 atendimentos individualizados com assistente social e psicóloga, além de 31 pessoas nos atendimentos em grupos. A equipe da Sias ainda realizou 35 visitas domiciliares e fez mais de 55 encaminhamentos.

 

Cultura no Laranjeiras

No mês de outubro, a Secretaria de Cultura e Turismo promoveu às quartas-feiras, das 9h às 16h, o curso de Introdução a Linguagem Cinematográfica, com Cleiner Micceno. Já no dia 25 de outubro, das 14h às 15h, teve início o curso de violão, com professor Alex Sander.

No sábado, a comunidade também pode frequentar atividades no CEU. Das 9h às 12h, tem curso de teatro, ministrado pela Cia. Vida em Ação. As aulas serão ministradas durante quatro meses pelos professores Samuel Fernandes, Catarina Andrade, Wanessa Sant’Ana e Enrico Ruberti. Durante a oficina, os alunos trabalham com desinibição, jogos teatrais, improvisação, prontidão, interpretação, leitura dramática e exercício cênico para finalizar o curso. Além disso, estão abertas as inscrições para o curso de BeatBox, com o oficineiro Fabinho BeatBox.

 

Programação esportiva e de lazer

Às terças e quintas-feiras, crianças e adolescentes de 7 a 17 anos de idade podem participar de aula de boxe. A atividade ocorre em três horários diferentes: das 16h às 17h, para crianças de 7 a 11 anos; das 17h às 18h, para adolescentes de 12 a 17 anos; e das 18h às 19h, para crianças de 7 a 11 anos.

Para quem gosta de capoeira, também às terças e quinta-feira, das 19h às 20h30, tem aula no CEU das Artes para pessoas com idade a partir de 7 anos de idade. Outra opção é aula de jiu jitsu para pessoas a partir de 7 anos. A atividade ocorre às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 20h30. Já o karatê é programado para crianças a partir de 5 anos, na sexta-feira, das 17h às 20.

No CEU das Artes também tem aula de dança. Aos sábados, das 9h às 10h, crianças de 3 a 5 anos de idade podem frequentar oficina de balé. Também tem aula de ritmos variados, às segundas-feiras, das 8h às 9h. Já para quem gosta de dança angolana tem aula de Kizomba às segundas-feiras, das 17h às 18h30.

A comunidade também tem a oportunidade de fazer aulas de ginástica na unidade, às terças e quintas-feiras, das 8h às 9h. Para quem prefere yoga, a aula ocorre toda segunda-feira, das 18h30 às 19h30. O espaço também oferece às segundas-feiras, das 9h às 10h30, atividades motoras e recreativas diversas para crianças de 7 a 12 anos.

Para os amantes do futsal, a atividade ocorre às terças e sextas-feiras, das 14h às 16h30, e às quartas-feiras, das 9h às 10h30, e é voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. O CEU das Artes também oferece às quartas-feiras, das 8h às 10h, o Minobol, um vôlei com regras adaptadas, para pessoas de todas as idades.

 

Cras

O Cras é um instrumento de defesa de direitos da população, que funciona como uma porta de entrada do cidadão para todos os benefícios, sejam eles Federal – como o Bolsa Família – Estadual ou Municipal. A unidade também verifica outras necessidades das famílias em situação de alta vulnerabilidade social, tanto na área da saúde, educação ou habitação.

Cabe ao Cras fazer o encaminhamento dos seus assistidos à rede socioassistencial formada pela própria estrutura pública e pelas entidades que têm convênio com a secretaria. Na unidade do Laranjeiras também são desenvolvidas atividades paralelas. Todas as terças-feiras, às 9h, um grupo de gestantes se reúne na unidade. Já às quartas-feiras, às 14h, o grupo de artesanato desenvolve trabalhos manuais.

The post CEU das Artes atrai centenas de pessoas por mês com programação e serviços gratuitos appeared first on Jornal Z Norte - A Voz da Zona Norte!.



from Jornal Z Norte – A Voz da Zona Norte! https://ift.tt/2qmnL9d
via IFTTT

Disqus Comments